Brasileiros vencem concurso de logomarca da década do Solo promovido pela IUSS
07/05/2018 @ 08:00 - 17:00
A União Internacional do Solo (IUSS) divulgou no boletim 154 (abril 2018) o resultado do concurso para a logomarca da década dos solos (2015/2025), uma iniciativa para aumentar a conscientização sobre os principais papéis desempenhados pelos solos. Os vencedores foram os brasileiros Alessandro Samuel Rosa e Monique Lima de Oliveira
O concurso foi lançado pela IUSS no ano passado e registrou 22 propostas concorrentes. A ideia era buscar um símbolo gráfico capaz de representar os principais serviços ecossistêmicos do solo. O comitê de seleção foi formado por membros do Comitê Executivo da IUSS. Os vencedores ganharam uma premiação de U$ 2.500 do fundo IUSS Stimulus.
Alessandro Samuel-Rosa é agrônomo, sócio da SBCS, pesquisador na área de pedometria e professor na Universidade Tecnológica Federal em Santa Helena, Paraná. Monique Lima de Oliveira é jornalista e pesquisadora na área de sociologia, na Unicamp. Segundos os autores a trajetória da formação e desenvolvimento humanos foi a inspiração para criação da logomarca. “A criança é a origem e o destino. Nós imaginamos uma imagem que é simples como um desenho de uma criança, ainda que conceitualmente complexo o suficiente para simbolizar as múltiplas funções e serviços fornecidos pelo solo”. Ainda para eles, a complexidade do tema é simbolizada pela exploração de diferentes formas e cores. A forma exterior circular do ícone do solo simboliza a Terra.
Samuel e Monique são casados e também foram os autores da logomarca que representa os 70 anos da SBCS.
Março 2022
Live NRNE – Uso eficiente e situação econômica dos fertilizantes no nordeste do Brasil
XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC)
Promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e pelo Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO), a XIV RCC será realizada nos estados de Goiás e Tocantins. A organização e a coordenação do evento são da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), em parceria com a Embrapa Solos (RJ).
A I RBMS tem como objetivo Impulsionar o uso da Micromorfologia de Solos nos estudos de solos do Brasil, principalmente relativo à constituição, gênese, evolução e comportamento de seus constituintes e respectivos arranjos espaciais, ditos microestruturas, bem como às feições pedológicas, saprólitos, sedimentos, paleossolos e artefatos pré-históricos/históricos.
11/11/2022 @ 08:00 - 15/11/2022 @ 17:00
Local:
Piracicaba-SP
Organizador:
ESALQ
XIV Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo
Dezembro 2022
VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo
Maio 2023
VIII Reunião Paranaense de Ciência do Solo
VII Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo e IV Simpósio sobre Nutrição de Plantas no Cerrado