APRESENTAÇÃO

O Laboratório de Associações Micorrízicas (LAMIC-UFV) teve início em 1979 com a professora Margarida Matos de Mendonça, concentrando seus estudos em ectomicorrizas de pinus e eucalipto. Posteriormente, assumiu-o Rosa Maria Castro Muchovej que continuou os estudos com ectomicorrizas, mas também deu ênfase às micorrizas arbusculares. Atualmente o laboratório é coordenado pela professora Maria Catarina Megumi Kasuya que desde 1995 inclui os estudos com micorrizas de orquídeas.

O LAMIC-UFV tem realizado, sobretudo nos últimos anos, mais do que produção científica. Constitui-se como um núcleo simbiótico para troca de conhecimentos e realização de atividades de ensino e extensão. Assim, contempla estudantes do ensino fundamental e médio, bem como graduandos, pós-graduandos e pós-doutorandos de diversos cursos, dentro e fora da UFV. Além disso, tem realizado atividades de extensão e parcerias diversas com a comunidade não acadêmica, incluindo empresas, fundações, produtores rurais, viveiristas, técnicos da área agrícola, florestal e de restauração ambiental.

Este livro foi cuidadosamente elaborado para preencher uma lacuna, relacionada a carência de materiais didáticos sobre micorrizas arbusculares, para o qual o LAMIC-UFV tem acumulado experiências ao longo de 40 anos. Atualmente os membros do LAMIC tem ministrado de dois a três cursos de micorrizas por ano, além de palestras e workshops. Recebemos estudantes do Departamento de Microbiologia e de outros departamentos da UFV, incluindo outros Campi, bem como estudantes de outras instituições, a exemplo do IFES, da UFES, do IFRO, do IFMG, da Universidade de Laval (Quebec – Canadá), da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), da Universidade de La Plata (Argentina), da Universidad Nacional del Centro del Perú (Peru), da Nihon Univerity (Japão), do Museu Nacional de História Natural (França), da Universidade de Hokkaido (Japão), da Universidade de Lisboa (Portugal), dentre outros.

Este livro visa apresentar a biologia, técnicas e informações sobre fungos micorrízicos arbusculares (FMA), que o LAMIC vem utilizando, muitas vezes adaptando e/ou aprimorando, de modo a contribuir para ampliar o entendimento não apenas sobre ecologia e distribuição de FMA, mas também sobre atividades relacionadas à prospecção e uso desses microrganismos. Assim, os FMA serão apresentados como ferramentas biotecnológicas capazes de ampliar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas produtivos, sejam estes mais intensivos ou socioculturalmente mais tradicionais. Deste modo, o presente livro configura-se como um marco para micorrizólogos, em início de formação. Este livro é para você, leitor, que busca avanças nos estudos e práticas de pesquisa realizadas sobre a associação mutualista de raízes de plantas com fungos micorrízicos arbusculares.

Paulo Prates Júnior

Maria Catariana Megumi Kasuya

Especificações:

TituloMicorrizas Arbusculares: conceitos, metodologias e aplicações
EditoraSociedade Brasileira de Ciência do Solo
Páginas122
Ano2021
IdiomaPortuguês


No tags for this post.