A SBCS promoveu, entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, a XXI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA) no campus da Universidade Federal de Viçosa. O evento teve como tema “Agricultura de Montanha” e foi realizado juntamente com o Simpósio Mineiro de Ciência do Solo.
Foram mais de 300 participantes, 211 trabalhos apresentados, muitas palestras que primaram pela interdisciplinaridade que o tema “Agricultura de Montanha” merece e, claro, os happy hours que fazem os melhores networkings para quem participa de um evento. A organização do evento foi realizada pelo Núcleo Regional Leste da SBCS e considerada excelente pelos participantes. Além das palestras e debates, eles também participaram de minicursos, workshops e viagens técnicas pelas áreas de cafeicultura na Zona da Mata Mineira.

Outra novidade no evento foi o Challenger, um desafio no qual as equipes participantes deveriam propor soluções tecnológicas para recuperação de pastagens na bacia do Rio Doce. O desafio foi vencido pela equipe liderada pelas estudantes da UFV Lívia da Cunha Agrizzi (Graduanda em Geografia)
Karin da Costa Ribeiro Ferraz (Doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas e Fernanda Zeidan Oliveira (Pós-doutoranda do Departamento de Engenharia Florestal)

O tema do evento

No Brasil, as áreas de agricultura de montanha podem ser encontradas em todas as regiões do país e a RBMCSA foi um importante fórum para discussão dos principais problemas e das alternativas e estratégias potenciais, congregando pessoas da pesquisa, da extensão e do ensino, sejam de instituições governamentais, não-governamentais e privadas. Essa será uma oportunidade de discussão direcionada em um ambiente de produção ainda não abordado previamente, seja no Brasil ou mesmo em outros países.

Saiba mais sobre a programação da RBMCSA 2024.