Roberto Ferreira de Novais

Professor Novais recebe prêmio nacional de mérito em Ciência do Solo

O professor do Departamento de Solos da UFV e editor-chefe da RBCS – Revista Brasileira de Ciência do Solo- Roberto Ferreira de Novais, foi contemplado com o Prêmio Antonio Carlos Muniz de Ciência do Solo 2011. A premiação foi concedida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo durante o : XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado em Uberlândia em agosto de 2011. A premiação é dada às pessoas que contribuem de forma extraordinária para o avanço da Ciência do Solo no Brasil.

O professor Roberto Ferreira de Novais foi indicado pelo Departamento de Solos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para receber a premiação. A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo está sediada na UFV desde 1997. Além de editor-chefe da RBCS, o professor é também o mentor das sete edições de Tópicos em Ciência do Solo e de quatro livros-textos em ciência do solo que são utilizados em todos os cursos de ciências agrárias no país.

A premiação, segundo correspondência enviada ao agraciado, reconhece e agradece seu empenho como professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa há mais de 40 anos. O ofício da SBCS diz ainda que: “Acreditamos ser também os porta-vozes das centenas de pesquisadores e agrônomos que hoje atuam em todo o Brasil é dos quais foi mestre e orientador. Suas notáveis contribuições aos estudos de fertilidade do solo o tornam referência na pesquisa brasileira. Sua produção científica e carreira acadêmica brilhantes já o fariam dignos do prêmio, mas sua dedicação e entusiasmo à frente da RBCS o tornam ainda mais merecedor da premiação que deve prestigiar pessoas que estão a frente do seu tempo. Reconhecemos que seus méritos científicos foram decisivos para que a sede da SBCS migrasse de Campinas para Viçosa, em 1997 e sua atuação firme e competente à frente da RBCS foi e é decisiva para que esta Revista científica alcançasse o prestígio que hoje tem. Destacamos ainda seu empenho e entusiasmo na condução da produção editorial da SBCS, notadamente no incentivo à produção dos livros-texto e Tópicos em Ciência do Solo que divulgam e colaboram para o avanço da ciência do solo no Brasil”.

Roberto Ferreira de Novais é autor e co-autor de 260 artigos científicos em periódicos nacionais e estrangeiros com corpo editorial, foi orientador de mais de 50 teses ou dissertações de mestrado e doutorado, autor de livros e capítulos de livros e Pesquisador nível 1A do CNPq, além de merecedor de diversos prêmios e homenagens. Ele aposentou-se oficialmente este ano, quando completou 70 anos, mas continua atuando como professor voluntário da UFV e editor-chefe da RBCS.

Em seu discurso, o professor Novais agradeceu a indicação da UFRGS e creditou o prêmio às iniciativas de publicações de livros especializados pela SBCS. Para ele, é preciso que a Sociedade se renove sempre acompanhando novas demandas. Ele mostrou-se preocupado com as dificuldades de interação entre pesquisa e extensão. “Precisamos nos aproximar mais do usuário de nossas pesquisas. Os pesquisadores estão mais preocupados em resolver problemas de número de artigos publicados ou de fatores de impacto que de observar as demandas do setor produtivo no Brasil. Temos que inverter esta ordem para não ficarmos defasados e esse é o desafio das novas gerações que estão chegando”, disse o professor.