Paulo Tito Klinger Jacomine

Paulo Tito Klinger Jacomine nasceu em São Fidelis, RJ, em 12 de outubro de 1932, mas foi no Nordeste que construiu uma sólida carreira que o faz uma referência brasileira em classificação de solos. Tornou-se Engenheiro Agronômo pela UFRRJ, em 1957, mas foi no Instituto Agronômico de Minas Gerais que iniciou sua carreira de pedólogo. Após uma especialização em solos, em 1958, participou de levantamentos de solos em vários estados brasileiros. Em 1963 foi para o nordeste para realização de levantamento de solos em Alagoas e Pernambuco, onde casou-se e permanece até então.

Depois de um curso de foto interpretação e pedologia na França, passou a coordenar na SUDENE, a equipe nordestina que realizou levantamentos de solos em todos os estados do Nordeste e norte de Minas Gerais. Entre 1966 e 1977 Paulo Klinger foi professor de Geologia do Solo na UFRPE, em Recife. Possui título de livre docência em Gênese, Morfologia e Classificação do Solo pela UFRPE e foi bolsista do CNPq. Em 1974 passou a trabalhar na Embrapa SNLCS onde permaneceu até se aposentar em 1990. Depois, passou a atuar como consultor em vários projetos de levantamento de solos no nordeste e sul do Brasil. Em 1994 voltou a UFRPE como professor visitante orientando alunos com seu vasto conhecimento em gênese, morfologia e classificação de solos.

Paulo Klinger é membro do Comitê Executivo para o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solo, atualmente coordenado pela Embrapa Solos. Sua contribuição para a Ciência do Solo no Brasil é inestimável, tendo participado da equipe que elaborou o Mapa de Solos no Brasil, publicado em 1981. É um dos autores do livro Classes Gerais de Solos no Brasil, publicado pela Unesp, em 1992, e também do livro Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, editado pela Embrapa, em 1999. Atuou em todo o território nacional e em diversos países latino-americanos em viagens de Correlação e Classificação de Solos.

Ao longo de toda a sua carreira teve grande participação na SBCS como palestrante, conselheiro e organizador de todas as viagens de correlação de solos promovidas pela SBCS desde 1959, exceto em 1965. É sócio honorário desde 1999.

Em 2009, durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo foi condecorado com o Prêmio Antonio Carlos Moniz quando completava 50 anos dedicados à Ciência do Solo no Brasil. Paulo Klinger Jacomine é considerado por muitos o pedólogo que mais conhece solos no Brasil.