Editorial

Atenta às mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus a SBCS rapidamente procurou se adaptar às demandas desse novo tempo virtual. Foi assim que, desde julho entramos na era das lives e as duas que já promovemos até agora foram um sucesso. Para organizá-las,a diretoria da SBCS, em parceria com as Divisões Especializadas estão buscando temas de grande interesse nas diversas áreas da ciência do solo para promover estes grandes encontros virtuais de acesso livre e gratuito e com ampla interatividade por meio de perguntas dos dos participantes. As lives da SBCS já foram vistas por cerca duas mil pessoas, ao vivo, ou gravadas no canal da SBCS no YouTube.  E já estamos agendando as próximas! Para acompanhar a nossa programação, é preciso se inscrever no nosso canal do YouTube e seguir as nossas redes sociais.

Os organizadores dos eventos também se mobilizaram para se adaptar às exigências pandemia. Os eventos promovidos pela SBCS serão totalmente online até que os participantes tenham segurança para retornar ao convívio social! As Reuniões Sul Brasileira e Nordestina de Ciência do Solo, assim com o Simpósio de Educação em Solos, reunirão uma programação excelente graças à maior facilidade de convidar palestrantes de todo o mundo. As inscrições darão a direito a certificados e haverá apresentação de trabalhos, assim como acontece nos eventos presenciais.

As mídias sociais da SBCS estão dando conta de compartilhar trabalhos, lives, palestras e iniciativas da ciência do solo em todo o Brasil, assim como outras notícias úteis a quem trabalha com ensino e pesquisa.

Agosto é o mês do aniversário da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo! E é assim, conectando a ciência do solo em todas as plataformas que chegamos aos 73 anos com flexibilidade para nos adaptar às mudanças que o mundo exige. Não sabemos como será o novo normal, mas a SBCS estará construindo este futuro junto com nossos sócios e participantes em prol da ciência brasileira.

As lives sobre os diferentes temas da ciência do solo

Já foram realizadas lives sobre os desafios do ensino de solos à distância e sobre pedologia e ambiente: conhecimento de solos e suas aplicações. As lives ainda podem ser vistas no canal da SBCS no YouTube

Eventos promovidos pela SBCS  serão totalmente online

Os eventos promovidos pela SBCS serão totalmente online  até o final da pandemia ou até quando houver condições de segurança para os participantes.  Os eventos a distância darão melhores condições para agendar grandes palestrantes e todos permitirão a apresentação de trabalhos e emissão de certificados. Fiquem atentos às novidades nas mídias sociais da SBCS.

A VI Reunião Nordestina de Ciência do Solo será entre os dias O1 e 02 de dezembro, promovida pelo Núcleo Nordentes da SBCS.

A XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo será realizada pelo Núcleo Regional Sul dias 26 e 27 de novembro

Já o X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, promido pela Divisão 4 da será em março de  2021.

Rattan Lal é condecorado com o World Food Prize 2020

O ex-presidente da União Internacional da Ciência do Solo (IUSS), Rattan Lal, foi o escolhido para receber o World Food Prize 2020 por desenvolver e integrar uma abordagem centrada no solo para aumentar a produção de alimentos enquanto restaura e conserva os recursos naturais e mitiga as mudanças climáticas.

Catálogo de Artigos de Educação em Solos no Brasil

O Catálogo já está disponível no site da SBCS e compila informações, resumos e link de 150 artigos, publicados em revistas científicas, sobre o tema “Educação em Solo”, no período de 1998 ao primeiro semestre de 2020. O catálogo foi produzido pela equipe do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná em apoio a Divisão Solos, ambiente e Sociedade da SBCS.

SBCS lança e-book “Método para estudo de micorriza em orquídeas”

Nesse livro, os autores, compilam mais de 20 anos de experiências adquiridas no Brasil e no exterior sobre como pesquisar e investigar a presença de fungos micorrízicos em orquídeas. A publicação descreve como isolar estes fungos, como promover a germinação simbiótica de orquídeas, como fazer a caracterização morfológica de fungos, métodos de extração de DNA, sequenciamento de nova geração e como investigar questões ecológicas como o fluxo de carbono entre a orquídea, fungo micorrízico e ambiente.

Com um material detalhado, bem ilustrado e de fácil entendimento, o

objetivo é disseminar essa linha de pesquisa ainda tímida, mas muito promissora. O livro é uma produção do Núcleo Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

SBCS lamenta o falecimento do professor Alfredo Sheid Lopes

A SBCS comunica, com muito pesar, falecimento do professor Alfredo Scheid Lopes, ocorrido dia 23 de maio, vítima de um câncer.  Professor emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) era conhecido por alunos e colegas de trabalho como Alfredão, não apenas porque chamava atenção pela estatura, mas também pelo carisma e carinho que sempre dispensou a todos os que o rodeavam. Ele faria 83 anos em dezembro.

SBCS perde Luiz Bezerra de Oliveira

É com grande pesar que a SBCS comunica o falecimento do seu sócio mais antigo e, certamente, um dos mais atuantes. Luiz Bezerra de Oliveira é considerado a memória viva da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Seu nome consta na história oficial da SBCS desde 1965 quando ingressou na diretoria como conselheiro. Antes disso, já participava dos eventos e era um entusiasta da ideia de reunir pessoas interessadas na ciência do solo no Brasil. Ele faleceu  dia 17 de agosto, aos 96 anos, em Recife (PE).

No tags for this post.